Criatividade: Suas origens e produtos sob uma perspectiva comportamental

Código: WVKBRZBRD
R$ 60,00
até 2x de R$ 30,00 sem juros
ou R$ 60,00 via Pagamento na Entrega
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 60,00 sem juros
    • 2x de R$ 30,00 sem juros
    • 3x de R$ 20,76
    • 4x de R$ 15,71
  • R$ 60,00 Boleto Bancário
  • R$ 60,00 Entrega
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

A retirada do livro pode ser feita diretamente na sede da Imagine:

Rua Dr Gilberto Studart, 55, Sala 1503, Cocó, Fortaleza-CE.
85 99976 3333
85 3879 5046

_________________

Sobre a Obra

"Criatividade: suas origens e produtos sob uma perspectiva comportamental", de Hernando Borges Neves Filho, faz um passeio pela história da criatividade, identificando sua origem e suas implicações na sociedade moderna.


Sobre o Autor

Completou Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo (USP). Realizou doutorado-sanduíche na The University of Auckland (Nova Zelândia) e realizou dois estágios de pós-doutorado, um na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO - DOC-FIX 2015-2017) e outro na Universidade Federal do Pará (UFPA - PNPD/CAPES). Atualmente é também editor associado da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC) e coordenador geral do Grupo de Pesquisa em Criatividade, Inovação, Comportamento e Cognição (CRIACOM). Suas principais linhas de pesquisa são: a) criatividade, artes e comportamento novo, b) o papel de variáveis moduladoras da resolução de problemas em uma perspectiva comparativa, c) metodologias de ensino e mensuração de criatividade; d) desenvolvimento de jogos e aplicativos de educação e pesquisa; e, e) história da psicologia experimental.


Parte I

1 Criatividade: definições e medidas
1.1 Criatividade: do mito ao processo
1.2 Como medir a criatividade
1.3 Criatividade e inovação: a criatividade com “c” minúsculo e a Criatividade com “C” maiúsculo

2 Abordagens psicológicas da criatividade
2.1 A abordagem psicométrica
2.2 A abordagem historiométrica e os processos de variação cega e retenção seletiva
2.3 A resolução de problemas como metodologia de teste da criatividade
2.4 As abordagens recombinatória
2.5 As abordagens cognitivas
2.6 Bases fisiológicas da criatividade: mitos, cérebros, genética e hormônios
2.7 Criatividade e psicopatologia
2.8 Drogas e criatividade
2.9 Modelos computacionais de criatividade
2.10 Criatividade em animais não humanos
2.11 O estudo das propriedades estéticas de produtos criativos
2.12 Definições de criatividade na Psicologia
2.13 A criatividade como função
2.14 A riqueza da desunião


3 Análise do comportamento e criatividade
3.1 A criatividade em Skinner
3.2 Criatividade: uma visão empírica, funcionalista e selecionista
3.3 O “controle informal” de uma resposta como fonte de criatividade
3.4 A criatividade como um operante: primeiras consideraçõessobre como treinar a criatividade
3.5 A teoria generativa do comportamento
3.6 Origens operantes de um comportamento novo

Parte II

4 A criatividade presente nos processos básicos
4.1 A noção de classe de respostas: como analisar algo que nunca se repete
4.2 Reforço e indução de respostas
4.3 Indução e seus efeitos: uma possível origem das variações sobre um mesmo tema
4.4 Discriminação e generalização de estímulos
4.5 Mudanças comportamentais generalizadas: modificação do comportamento em prol da criatividade
4.6 Formação de conceitos
4.7 Quebrando conceitos e a rigidez funcional
4.8 Extinção e ressurgência de respostas
4.9 Feita a análise, sigamos à síntese

5 A construção gradual de novos comportamentos
5.1 Modelagem de respostas novas
5.2 Encadeamento de respostas
5.3 Saltos comportamentais

6 Comportamentos emergentes
6.1 Respostas emergentes: o efeito do condicionamento operante para além da resposta ensinada
6.2 Variabilidade comportamental aprendida
6.3 Atenção à inovação: Uma maneira comum de reforçar a variabilidade
6.4 “Insight”, resolução de problemas e a recombinação de repertórios
6.5 Adução e coadução pela contingência
6.6 A formação de learning sets: aprendendo a aprender
6.7 Equivalência de estímulos e molduras relacionais
6.8 O comportamento verbal
6.9 Criatividade e comportamento complexo

7 Inovação, cultura, ética e educação
7.1 Taxonomias da origem operante de comportamentos novos: padronizar ou permitir a variabilidade?
7.2 Culturas criativas e práticas culturais de inovação
7.3 Valor e sobrevivência da criatividade humana no século XXI
7.4 O lado sombrio da criatividade: discussões éticas sobre o fazer criativo
7.5 Por um sistema educacional que fomente a criatividade: diretivas operantes para uma nova escola


Clique aqui para baixar

R$ 60,00
até 2x de R$ 30,00 sem juros
ou R$ 60,00 via Pagamento na Entrega
Comprar Estoque: Disponível
Sobre a loja

A Imagine Publicações é a editora da Imagine Tecnologia Comportamental. Nós publicamos livros de Psicologia, Análise do Comportamento e temas relacionados. Temos como foco a divulgação científica e a instrumentalização do trabalho aplicado de analistas do comportamento publicando livros, materiais pedagógicos, livretos educativos, camisetas, dentre outros. Confira nossos produtos e qualquer dúvida entre em contato!

Pague com
  • PagHiper
  • Pagamento na Entrega
Selos
  • Site Seguro

IMAGINE PUBLICACOES LTDA - CNPJ: 30.444.338/0001-01 © Todos os direitos reservados. 2019